09/11/2017 às 10h00

Orientações aos frequentadores das Academias da Terceira Idade – ATIs sobre o uso correto dos equipamentos

Orientações aos frequentadores das Academias da Terceira Idade – ATIs sobre o uso correto dos equipamentos

Assessoria de Comunicação - carlosmariucci@cmm.pr.gov.br
uso correto dos equipamentos
Hoje aprovamos por mais uma lei de nossa autoria que dispõe sobre a oferta de orientações aos frequentadores das Academias da Terceira Idade – ATIs sobre o uso correto dos equipamentos e dá outras providências.
As ATIs propiciam o envolvimento da comunidade e dos diversos setores da sociedade em um grande desafio que consolida a promoção da saúde, a partir da intersetorialidade, dos vínculos solidários e do empoderamento da comunidade.
O interesse e o desenvolvimento de ações intersetoriais de promoção da saúde, culminando com o funcionamento das ATI em Maringá, representaria um grande salto de qualidade da gestão municipal. Seria o início da superação de uma fase em que a doença e os sintomas deixam de ser o centro das atenções, para outra, que passa a ter o ser humano e a ‘saúde’, com seus múltiplos determinantes, como foco principal das ações do poder público.
As ATI’s trabalham o condicionamento físico dos frequentadores, com o
objetivo de melhorar a autoestima e a qualidade de vida. Passeios
recreativos, desenvolvimento de equipes de corrida de rua, cafés da
manhã e campeonatos de boliche são oferecidos aos frequentadores destes
espaços.
As ações esportivas e comunitárias desenvolvidas pela
Secretaria de Esportes e Lazer (SESP) diferenciam o município em
relação às demais cidades onde o projeto foi instalado.
Por esta razão estamos propondo esta lei em que os freqüentadores da terceira idade recebam de forma adequada orientações sobre o uso correto dos equipamentos, tivemos o parecer positivo por parte da administração municipal, e acreditamos que com esta metade agora sim Maringá dará um salto na qualidade de vida dos freqüentadores destes espaços e até mesmo fazer com mais munícipes se apropriem dos mesmo.